domingo, 14 de junho de 2009

O grupo de Língua Portuguesa- Regional de Criciúma







Relatório das Atividades

Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Extensão - DEX
Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formadora Estadual: Luiza Liene Bressan
Estado: SC Município: Orleans
Nº de cursistas: 06 (seis) cursistas
Mês de referência: Junho/2009


Relatório das Atividades Desenvolvidas no GESTAR II

Iniciamos o TP4 no dia 25/05/09. Apresentamos aos cursistas um breve referencial teórico sobre Alfabetização, Letramento e Cultura, apoiados no material do Gestar e em Magda Soares. Após a apresentação e discussão do material, encaminhamos as atividades das p.16 e 17 do TP4. Concluidas as atividades, foram socializadas no grupo e feitos os encaminhamentos para selecionar as atividades que os cursistas iriam desenvolver com os alunos nas unidades escolares.
Neste dia, foram feitas as primeiras discussões para elaboração do projeto interdisciplinar.
No encontro do dia 01/06/09, socializamos as atividades aplicadas pelos cursistas, fazendo uma avaliação oral das mesmas. Os cursistas relataram os avanços que estão acontecendo nas turmas onde o material do Gestar é aplicado, a evolução na resolução das atividades e como os alunos demonstram interesse em participar das aulas. A maioria dos professores se sentem tranquilos na aplicação do material e relatam as experiências de forma transparente. Há relatos sobre as dificuldades de compreensão dos textos, gerados pela pouca leitura dos alunos. Os cursistas tem de ajudá-los na compreensão de palavras, pois poucos fazem uso do dicionário. Outra situação relatada diz respeito ao pouco conhecimento sobre alguns temas do material. Os professores revelam que, por mais que incentivem o desenvolvimento pelo prazer da leitura, a mesma não se constitui numa prática cotidiana nos ambientes escolares. Neste encontro foi, então, discutido a temática para o projeto: a leitura, como desenvolvê-la nas unidades escolares e que metodologias poderiam ser usadas para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura. Para encerrar este encontro, apresentamos o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Usamos como material de referência o material produzido pelo MEC- Plano de Desenvolvimento da Educação- Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores- 2009.
No dia 08/06/09, o encontro aconteceu no Centro Universitário Barriga Verde- Unibave- de Orleans. Lá, com a ajuda do prof. Evandro Martignago do departamento de Informática da instituição e com a mediação das formadoras Luiza, Luciana e Viviane, os cursistas começaram a desenvolver o portfólio eletrônico. O entusiasmo foi contagiante. Agora, cada cursista tem seu blog e suas atividades são acompanhadas pelo formador online. Neste dia, ouvimos comentários muito positivos sobre a importância de participar do grupo de capacitação e o quanto estavam aprendendo.
De forma sucinta, podemos apontar que a receptividade do programa é muito positiva e que a troca de experiências tem se caracterizado como uma das melhores ferramentas para o professor que, constantemente, pode refletir sobre sua prática pedagógica e redimensioná-la, apoiado no material e nas trocas propiciadas pelos encontros semanais.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Frases socializadas com os cursistas

“A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido." (Burruhs Frederic Skinner)
"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades." (James Russell Lowell)
"A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação." (Albert Eisntein)
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)
"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)
"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?" (Mahatma Gandhi).
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
"O verdadeiro órfão é aquele que não recebeu educação." (Etienne Bonnot de Condillac)

"O grande segredo da educação consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos." (Adam Smith)
"A educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem." (Immanuel Kant)
"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire)
"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola)
"Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade." (Voltaire)
"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)
"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)
"A felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude." (Emilio Castelar)
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Immanuel Kant)
"A educação é para a alma o que é a escultura para o bloco de mármore." (Joseph Addison)
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
"Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn)
"Educar es depositar en cada hombre toda la obra humana que le ha antecedido." (José Martí)

Fábula- Luís Fernando Veríssimo

Pequena fábula infantil hortifrutigranjeira.
Era a grande a revolta na geladeira. Todos protestavam contra o peixe, que já estava pra lá de escabeche e obviamente ultrapassara todos os graus de tolerância dos seus convivas dentro daquele espaço apertado. Não era culpa do peixe, claro. Ele simplesmente ficara ali mais tempo do que o devido. Mas precisava compreender que não dava mais. Não dava.
O leite, desnaturado, era dos mais exaltados.
- Fora! – gritava espumando de raiva.
O pimentão também se agitava.
- Fora! – gritava vermelho.
Os embutidos, ensimesmados, não diziam nada, mas o presunto, que não tinha qualquer sofisticação, que era um cru, murmurava palavrões. Aquele peixe tinha que sair! As bebidas tilitavam, nervosas, e a garrafa de mineral, sempre mal-humorada- problema de gases-, gritava:
_ Fora! Fora!
O queijo não tinha moral para falar do mau cheiro de ninguém, mas o peixe já passara dos limites do socialmente aceitável. E o queijo também dizia:
- Fora!
Até o gelo, abandonando a sua conhecida atitude cool, se manifestava:
- Fora!
Nem todos, é verdade, eram tão radicais. A carne, do tipo mignon, pedia consideração para com o pobre senhor peixe. A galinha dizia que tinha pena dele. As abobrinhas, entretidas numa conversa interminável, não prestavam atenção em mais nada, mas a manteiga e os ovos, que apesar do seu exterior aparentemente duro eram moles por dentro, achavam que o melhor era argumentar com o peixe e convencê-lo a sair, numa boa.
A verdade é que todos, com exceção dos que, como a cebola, estavam comprometidos com o prato do peixe, queriam a sua saída.
Foi quando o peixe resolveu falar.
- Quero ficar mais tempo- disse.
Ouviram-se gemidos dos outros ocupantes da geladeira. Os aspargos sacudiram a cabeça. “Madonna”, exclamou a lingüiça calabresa. Será que o peixe não compreendia que estava contaminando todo o ambiente? Como se não bastasse aquele inferno de viverem todos amontoados, no escuro- justamente quando a porta se fechava e precisavam da luz artificial, ela se apagava!- , ainda tinham que agüentar um peixe estragado em seu meio?
Mas o peixe insistia.
- Quero ficar – disse- para ter tempo de me recuperar.
Os outros se entreolharam. Mas como? Não havia, em toda a história das geladeiras, um único precedente para aquilo. Um prato de peixe deteriorado se recuperar com o tempo?
- Que absurdo! – disse o iogurte, azedo.
E os outros começaram a gritar, já no fim da sua paciência.
- Chega!
- Nós queremos um peixe fresco!
- Fora!
Enquanto isso, segregadas dentro de um pote, as azeitonas observavam tudo com seus olhinhos pretos.
Luís Fernando Veríssimo, Revista Veja. São Paulo. Abril.

Atividades

A que tipologia textual pertence este texto?
Em que gênero você o classificaria? Por quê
Reuna-se num grupo e organize uma aula a ser aplicada com a turma que você escolheu para desenvolver o projeto do Gestar II. Esta atividade serve também para que possamos ter atividades alternativas de avaliação.
Organize a aula da forma que julgar mais adequada ao seu grupo.

Frases do Educador Paulo Freire


O mundo não é, o mundo está sendo." Paulo Freire

"O erro é um equívoco de endereço da curiosidade." Paulo Freire

"É impossível encontrar neutralidade na educação. É ingenuidade ou astúcia." Paulo Freire

"Todo futuro é a criação que se faz pela transformação do presente." Paulo Freire

"A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo." Paulo Freire

"Mudar sim, mas reconhecer a mudança. Preciso ser coerente com o direito que tenho de mudar." Paulo Freire

"Não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos." Paulo Freire


Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre." Paulo Freire

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire

"Nenhum educador de mediano bom senso vai achar que a educação, por si só, liberta. Mas também não pode deixar de reconhecer o papel da educação na luta pela libertação." Paulo Freire

"Há duas condições para você ser eficaz no trabalho. Uma que seja competente no que faz. Em segundo lugar, não acredito em eficácia quando se faz a coisa sem que haja uma entrega. É preciso também exigir respeito por nosso trabalho." Paulo Freire

Aprendendo a lidar com as Tecnologias

No último dia 08/06/09, os grupos das formadoras Luciana, Luiza e Viviane foram ao laboratório de Informática do Centro Universitário Barriga Verde- Unibave. Lá os cursistas tiveram um encontro com o professor Evandro Martgnago, um dos responsáveis pela área tecnológica da instituição. Com o auxílio do citado professor e a mediação das formadoras, todos os cursistas criaram um blog que servirá como referência na construção do processo avaliativo do Gestar II. Foi uma tarde bastante produtiva e tanto formadoras, cursistas como o prof. Evandro sentiram-se felizes com o sucesso alcançado. Agora, todos estamos conectados e seguimos uns aos outros, rumo à construção de conhecimentos cada vez mais significativos e na certeza de que, na sala de aula, com os alunos, faremos diferença.

Luiza's Group