domingo, 12 de julho de 2009

Um homem, um poema, muitas imagens...

Desencanto

Manuel Bandeira

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.
E nestes versos de angústia rouca,
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.
Eu faço versos como quem morre.

Projetando... gestando no Gestar II


Na biblioteca... em construção


Trabalhando o Projeto


Relatório das Atividades Desenvolvidas

Iniciamos o TP5 no dia 15/06/09. Apresentamos aos cursistas um breve referencial teórico sobre Coerência e Coesão, apoiados no material do Gestar e em Ingedore Villaça Koch. Após a apresentação e discussão do material, encaminhamos as atividades que os cursistas resolveram em sala e socializaram com o grupo as conclusões sobre o o trabalho realizado, o grau de dificuldade encontrado. As atividades propostas foram as das p. 21 e 22 do TP5. Em seguida, os cursistas selecionaram as atividades que seriam desenvolvidas com os alunos nas unidades escolares.
No dia 22/06/09 atendemos os grupos individualmente para elaborar o projeto interdisciplinar. Esta atividade foi desenvolvida na biblioteca do Centro Universitário Barriga Verde- Unibave. Optamos por esta local em função do acervo bibliográfico que teríamos à disposição para realizar os trabalhos. Definidos os temas norteadores dos projetos, os cursistas elaboraram um breve referencial teórico, objetivando justificar a escolha do tema e adequá-lo às expectativas do programa Gestar II. O grupo sempre muito participativo discutiu e formatou o projeto, delineando os aspectos gerais e perspectivando atividades que serão desenvolvidas. Em algumas escolas, outros profissionais também participarão do projeto, ampliando, assim, as possibilidades de um trabalho integrado na unidade escolar.
No encontro do dia 29/06/09, socializamos as atividades aplicadas pelos cursistas, fazendo uma avaliação oral das mesmas.
Os cursistas têm demonstrado muito empenho e avaliado de forma positiva, tanto o material quanto as orientações que recebem da formadora. A cada encontro há novos depoimentos, salientando a praticidade do material e o quanto auxilia o professor, pois as atividades são diversificadas e proporcionam um avanço no ensino de língua, fundamentado a partir de trabalhos que exploram os gêneros textuais.
O TP5 traz à discussão os gêneros textuais produzidos em versos. Assim, discutimos e relembramos com o grupo questões de Estilísticas. Poemas e poetas: estes assuntos trazem muitos questionamentos a todos que se envolvem com o ensino de língua. O que é poesia? O que são poemas? O que são versos? Como ensinar a escrever poemas? Nosso objetivo com este encontro foi o de criar um espaço para a reflexão sobre o assunto antes de propor um caminho para o importante e necessário trabalho com poesia em sala de aula.
Para nos auxiliar no desenho desse caminho, falamos que alguns teóricos admitem uma grande divisão em dois gêneros para toda produção escrita da humanidade, desde os primórdios até hoje: a poesia e a prosa. Esses dois grandes gêneros se subdividem em inúmeros outros. No caso da prosa, podemos citar gêneros literários, como romances, contos e crônicas; gêneros originados do trabalho científico, como os artigos e relatórios; gêneros jornalísticos, como notícias e reportagens, entre infinitos outros gêneros. No caso da poesia, também há uma subdivisão em grandes gêneros, como o gênero épico ou o gênero lírico, entre outros.
Feitas essas reflexões, os grupos começaram a discutir algumas ideias para criar em suas escolas oficinas de textos poéticos, cujo objetivo é incentivar a produção de textos em versos, explorando os recursos a criação literária.
No dia 06/07/09 nosso encontro versou sobre as questões linguísticas que podem ser exploradas a partir dos textos em versos. Cada cursista fez uma abordagem sobre algum aspecto normativo de que tem tratado. Dependendo da série, as abordagens vão desde a exploração das figuras de linguagem até classes gramaticais nomeadoras, caracterizadoras, etc. O avanço do grupo nas discussões a cerca do ensino de língua é visível. A cada encontro aparecem mais sugestões de atividades de linguagem, geradas com o uso do material. Os cursistas também comparam as séries que fazem uso do material com às que não utilizam e relatam que os alunos se sentem mais motivados a participar das aulas. A motivação é tão grande que alguns cursistas que trabalham na mesma unidade escolar estão articulando com a direção a publicação do material produzido pelos alunos. Temos incentivado estes cursistas e na medida do possível, buscado recursos para viabilizar financeiramente este projeto.