Parceria: MEC E SED
Coordenadora de Grupo:
Carla Maria Michels Nurnberg
Formadora- Língua Portuguesa
•Luiza Liene Bressan
Caracterização
Tem por base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de (5ª a 8ª séries) (6º ao 9º anos).
Não perde de vista as orientações teórico metodológicas da PCSC.
Finalidade
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural
Deve provocar a discussão e reflexão sobre os problemas de ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno do projeto social e educativo da escola.
Modalidade do Programa
Formação semipresencial;
Oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia dos formados;
Inclui encontros presenciais para a realização de atividades como:
Troca de experiências e reflexão em grupos;
Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos;
Professor Cursista
Professor estadual/municipal que ficará sob responsabilidade do professor formador;
Carga Horária: 120h presenciais e
180h a distância, perfazendo um total de 300h
A certificação será feita pela secretaria Municipal/Estadual.
Atribuições e Responsabilidade do Professor Formador para com o Cursista
Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas;
Participar da apresentação e divulgação do Gestar;
Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor cursista.
Executar as sessões presenciais;
Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola.
Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção.
Processo Metodológico
Oficinas coletivas;
Plantão pedagógico;
Acompanhamento pedagógico;
Realização da atividade 2 da p. 21;
Relatórios quinzenais;
Atividades em sala de aula.
Organização do Material do Gestar II
1 Guia Geral;
1 Caderno de Cursista;
6 Cadernos de Teoria e Prática (TPs)
6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do professor);
6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do aluno).
Objetivos Gerais da Língua Portuguesa
Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de anos finais (séries finais do Ensino Fundamental) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
AAA – Caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno
Objetivos:
Subsidiar as aulas com atividades individualizadas aos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem;
Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.
Organização dos Cadernos de Teoria e Prática
1.Iniciando nossa conversa (p. 45) Guia Geral
2.Seções
3.Importante
4.Lembrete
5.Atividades
6.Indo à sala de aula
7.Avançando na prática
8.Resumindo
9.Leituras sugeridas
10.Bibliografia
11.Ampliando nossas referências
12.Correção das atividades.
Formatação das 40h Iniciais
Estudos e aplicação dos TPs e Cadernos de Atividades 03, 04 e 05;
01 Oficina Livre – Discussão do Novo Acordo Ortográfico;
Elaboração do Projeto a ser aplicado no 2º Semestre;
Orientações.
Sistema de Avaliação do Professor Cursista
Direitos e deveres (p.50) Guia Geral; Frequência, Lição de casa ou socializando o conhecimento (portfólio), projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário