quarta-feira, 15 de abril de 2009

Guia Geral

GESTAR II- SC


Programa de Formação Continuada em Serviço
Parceria: MEC E SED
Coordenadora de Grupo:
Carla Maria Michels Nurnberg
Formadora- Língua Portuguesa
Luiza Liene Bressan

Caracterização


Programa de formação semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo ensino e aprendizagem.
Tem por base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa de (5ª a 8ª séries) (6º ao 9º anos).
Não perde de vista as orientações teórico metodológicas da PCSC.

Finalidade


Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural
Deve provocar a discussão e reflexão sobre os problemas de ensino, articulação com a proposta pedagógica e curricular e plano de ensino, bem como as formas de mobilização da comunidade em torno do projeto social e educativo da escola.


Modalidade do Programa


Formação semipresencial;
Oferece estratégias de estudo individual, visando a autonomia dos formados;
Inclui encontros presenciais para a realização de atividades como:
Troca de experiências e reflexão em grupos;
Esclarecimentos de dúvidas e questionamentos;


Professor Cursista


Professor estadual/municipal que ficará sob responsabilidade do professor formador;
Carga Horária: 120h presenciais e
180h a distância, perfazendo um total de 300h
A certificação será feita pela secretaria Municipal/Estadual.


Atribuições e Responsabilidade do Professor Formador para com o Cursista


Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas;
Participar da apresentação e divulgação do Gestar;
Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor cursista.


Executar as sessões presenciais;
Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola.
Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção.


Processo Metodológico


Oficinas coletivas;
Plantão pedagógico;
Acompanhamento pedagógico;
Realização da atividade 2 da p. 21;
Relatórios quinzenais;
Atividades em sala de aula.


Organização do Material do Gestar II


1 Guia Geral;
1 Caderno de Cursista;
6 Cadernos de Teoria e Prática (TPs)
6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do professor);
6 Cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (versão do aluno).


Objetivos Gerais da Língua Portuguesa


Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa de anos finais (séries finais do Ensino Fundamental) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.


AAA – Caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem do Aluno


Objetivos:
Subsidiar as aulas com atividades individualizadas aos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem;
Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.


Organização dos Cadernos de Teoria e Prática


1.Iniciando nossa conversa (p. 45) Guia Geral
2.Seções
3.Importante
4.Lembrete
5.Atividades
6.Indo à sala de aula
7.Avançando na prática
8.Resumindo
9.Leituras sugeridas
10.Bibliografia
11.Ampliando nossas referências
12.Correção das atividades.


Formatação das 40h Iniciais


Estudos e aplicação dos TPs e Cadernos de Atividades 03, 04 e 05;
01 Oficina Livre – Discussão do Novo Acordo Ortográfico;
Elaboração do Projeto a ser aplicado no 2º Semestre;
Orientações.


Sistema de Avaliação do Professor Cursista

Direitos e deveres (p.50) Guia Geral; Frequência, Lição de casa ou socializando o conhecimento (portfólio), projeto.


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