domingo, 14 de junho de 2009

Relatório das Atividades

Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Extensão - DEX
Centro de Interdisciplinar de Formação Continuada
Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador (a) da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formadora Estadual: Luiza Liene Bressan
Estado: SC Município: Orleans
Nº de cursistas: 06 (seis) cursistas
Mês de referência: Junho/2009


Relatório das Atividades Desenvolvidas no GESTAR II

Iniciamos o TP4 no dia 25/05/09. Apresentamos aos cursistas um breve referencial teórico sobre Alfabetização, Letramento e Cultura, apoiados no material do Gestar e em Magda Soares. Após a apresentação e discussão do material, encaminhamos as atividades das p.16 e 17 do TP4. Concluidas as atividades, foram socializadas no grupo e feitos os encaminhamentos para selecionar as atividades que os cursistas iriam desenvolver com os alunos nas unidades escolares.
Neste dia, foram feitas as primeiras discussões para elaboração do projeto interdisciplinar.
No encontro do dia 01/06/09, socializamos as atividades aplicadas pelos cursistas, fazendo uma avaliação oral das mesmas. Os cursistas relataram os avanços que estão acontecendo nas turmas onde o material do Gestar é aplicado, a evolução na resolução das atividades e como os alunos demonstram interesse em participar das aulas. A maioria dos professores se sentem tranquilos na aplicação do material e relatam as experiências de forma transparente. Há relatos sobre as dificuldades de compreensão dos textos, gerados pela pouca leitura dos alunos. Os cursistas tem de ajudá-los na compreensão de palavras, pois poucos fazem uso do dicionário. Outra situação relatada diz respeito ao pouco conhecimento sobre alguns temas do material. Os professores revelam que, por mais que incentivem o desenvolvimento pelo prazer da leitura, a mesma não se constitui numa prática cotidiana nos ambientes escolares. Neste encontro foi, então, discutido a temática para o projeto: a leitura, como desenvolvê-la nas unidades escolares e que metodologias poderiam ser usadas para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura. Para encerrar este encontro, apresentamos o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Usamos como material de referência o material produzido pelo MEC- Plano de Desenvolvimento da Educação- Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores- 2009.
No dia 08/06/09, o encontro aconteceu no Centro Universitário Barriga Verde- Unibave- de Orleans. Lá, com a ajuda do prof. Evandro Martignago do departamento de Informática da instituição e com a mediação das formadoras Luiza, Luciana e Viviane, os cursistas começaram a desenvolver o portfólio eletrônico. O entusiasmo foi contagiante. Agora, cada cursista tem seu blog e suas atividades são acompanhadas pelo formador online. Neste dia, ouvimos comentários muito positivos sobre a importância de participar do grupo de capacitação e o quanto estavam aprendendo.
De forma sucinta, podemos apontar que a receptividade do programa é muito positiva e que a troca de experiências tem se caracterizado como uma das melhores ferramentas para o professor que, constantemente, pode refletir sobre sua prática pedagógica e redimensioná-la, apoiado no material e nas trocas propiciadas pelos encontros semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário