quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Relatório das Atividades

Área de Formação: Língua Portuguesa
Coordenador da Área de Formação: Prof. Dr. Dioney M. Gomes
Formadora - UnB: Andreia Alves dos Santos
Formadora Estadual: Luiza Liene Bressan
Estado: SC Município: Orleans
Nº de cursistas: 07 (sete) cursistas
Mês de referência: Agosto/2009

Relatório das Atividades Desenvolvidas no GESTAR II
Iniciamos o TP6 no dia 03/08/09. Apresentamos aos cursistas um breve referencial teórico sobre Argumentação e Linguagem. Sugerimos aos cursistas a leitura extra do livro “Linguagem e Persuasão”, de Adilson Citelli para que aprofundassem os conhecimentos sobre o assunto em questão. Feitas as considerações iniciais, passamos a discutir as marcas de argumentatividade na organização dos textos, conforme objetivo da primeira seção.
Na sequência, o grupo foi dividido em equipes de três membros e cada grupo resolveu as atividades da primeira seção. Logo em seguida, os grupos socializaram as respostas e foi promovido um debate sobre a questão da construção de argumentos.
O segundo encontro do mês, que seria no dia 09/08/09, não aconteceu ainda. Nosso objetivo era discutir as seções seguintes do TP5. Em função dos cancelamentos de atividades que aglomeram pessoas, decreto expedido pelas autoridades estaduais e municipais, em função do avanço do vírus H1N1, o encontro foi transferido. Enviamos material para estudo via correio eletrônico, sugerimos que fizessem algumas atividades sobre os recursos que utilizamos para (in) validar um argumento.
Podemos dizer que o grupo é muito coeso e que tem produzido muito em todas as etapas do Gestar II. Combinamos que nos próximos meses visitaremos as unidades escolares onde atuam no sentido de prestigiar o empenho na execução das atividades do Gestar e mediar a aplicação do projeto que estão desenvolvendo. Nossa sugestão foi bem recebida e ficaram satisfeitos com a preocupação que temos em relação ao desempenho docente de cada participante.
Nosso grupo também tem demonstrado muito interesse em aprofundar questões teórico-metodológicas abordadas nos TPs e as trocas de informações, sugestões de leituras são feitas em todos os encontros. Procuramos fomentar, sempre que possível, a busca por leituras complementares para avançar na construção de conhecimentos. Percebemos, muitas vezes, que o professor (na sua maioria licenciado em Letras) não conhece algumas abordagens contempladas nos TPs, pois nem sempre as instituições formadoras propiciam o contato com algumas correntes de estudo. Então, conforme as necessidades manifestadas e acordadas no grupo, sugerimos outras leituras e, posteriormente, discutimos seus aspectos mais significativos. Este trabalho em parceria tem apresentado bons resultados. Salientamos, também, que os materiais socializados pelos formadores da UnB são excelentes suportes didáticos para a realização dos encontros. Sempre que os tiverem, socializem conosco, são excelentes ferramentas que auxiliam tanto ao formador quanto ao cursista.
Desde o seu início, a implantação de um programa de formação continuada cuja duração se estende durante um ano letivo inteiro, gerou algumas controvérsias. Ainda não está na cultura docente a necessidade que temos de estar em constante aperfeiçoamento. No entanto, os que assumiram participar estão muito comprometidos, dispostos e, principalmente, perspectivando uma docência de maior qualidade e voltada para práticas sociais onde a escrita e a compreensão do mundo letrado ocupa o centro da construção de conhecimento e da busca por uma formação mais ampla e cidadã. O desafio de ser professor é diário e a sociedade atual prima pelo conhecimento de base científica e ampara pelos altos recursos tecnológicos de que já dispomos para que o conhecimento seja socializado sem fronteiras.

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